IPHAN ACRESCENTA TRÊS NOVOS BENS A LISTA DE PATRIMÔNIO CULTURAL DO BRASIL
IPHAN ACRESCENTA TRÊS NOVOS BENS A LISTA DE PATRIMÔNIO CULTURAL DO BRASIL
Reunido no Rio de Janeiro nesta sexta-feira (5), o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) já aprovou cinco das seis propostas de proteção federal. Ainda falta ser votado o tombamento da paisagem natural de Santa Tereza, no Rio Grande do Sul.
As três mais recentes aprovações do conselho foram o Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro, no Amazonas, o Ritual Yaokwa do Povo Indígena Enawene Nawe, no Mato Grosso e o conjunto urbanístico e paisagístico da cidade de São Félix, na Bahia, que passam a integrar a lista de bens tombados como patrimônio cultural brasileiro.
Esta é a terceira reunião do conselho em 2010. O órgão avalia os processos de tombamento e registro, presidido pelo presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, e é formado por especialistas de diversas áreas, como cultura, turismo, arquitetura e arqueologia. Ao todo, são 22 conselheiros de instituições como Ministério do Turismo, Instituto dos Arquitetos do Brasil, Sociedade de Arqueologia Brasileira, Ministério da Educação, Sociedade Brasileira de Antropologia, Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e sociedade civil.
Mais informações sobre os bens tombados estão disponíveis no site do Iphan.
Fonte:
Iphan