IBAMA LANÇA CAMPANHA 2010/2011 PARA REGULAMENTAÇÃO DO PESCADO NO AMAZONAS
IBAMA LANÇA CAMPANHA 2010/2011 PARA REGULAMENTAÇÃO DO PESCADO NO AMAZONAS
A Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Amazonas promove nesta quarta-feira (10) o lançamento oficial da campanha do defeso 2010/2011, instrumento que regulamenta a pesca, transporte e comercialização do pescado.
A campanha educativa “Pescador, Fique Legal” visa sensibilizar a sociedade a repensar suas ações diante da questão pesqueira, que envolve desde a ação do pescador nos mais diversos espaços até a atitude do consumidor. A iniciativa busca divulgar a Educação Ambiental através de palestras, panfletagens nos mercados e feiras, murais educativos nas instituições e outros espaços disponíveis.
A campanha conta com parceria do Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam), Ministério da Pesca e Aquicultura, Secretaria de Produção Rural (Sepror), Batalhão Ambiental da Policia Militar do Estado do Amazonas, Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempab) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).
Espécies sobre proteção do defeso
Os peixes matrinxã, pirapitinga, sardinha, aruanã, pacu e mapará entram no defeso em 15 de novembro de 2010, e permanecem até 15 de março do próximo ano. O tambaqui já está no defeso desde 1º de outubro e permanecerá até 31 de março de 2011.
A pesca do pirarucu é proibida durante todo o ano, e a espécie só pode ser comercializada quando o peixe é oriundo de piscicultura licenciada por órgãos competentes e/ou manejo autorizado pelo Ibama.
Fonte:
Ibama