Huufma promove campanha de doação de tecidos e órgãos

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão, através da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos – CNCDO realizará de 20 a 24 de setembro de 2011 a sua campanha anual de Doação de Órgãos e Tecidos, com o objetivo de contribuir para informar e sensibilizar a população em geral sobre a importância da doação de órgãos e tecidos para transplantes.

Em comemoração ao dia 27 de setembro, o dia do doador de órgãos, a campanha contará com várias atividades educativas e culturais. A primeira atividade da campanha será um momento com a mídia local, o Encontro com a Imprensa com o intuito de divulgar informações sobre a Campanha e sobre doação e transplantes a toda a população, contando com esse valioso instrumento que são os meios de comunicação, no dia 20 de setembro de 2011 às 9h, no hall da cobertura do HUUFMA – UMI (Hospital Universitário da UFMA – Unidade Materno Infantil).

No período de 21 a 23/09 serão realizadas palestras acerca da temática doação de órgãos e tecidos em todos os turnos nas seguintes instituições: UFMA, Liceu, Cegel, Escola Modelo, Ana Neri, Florence.

Já no dia 23/09/2011 a partir das 18h30 acontecerá um show em prol da Doação de Órgãos e Tecidos, onde artistas locais se apresentarão gratuitamente para o público em geral, no dia 24/09 encerraremos nossa campanha com uma caminhada na Avenida Litorânea com intuito de mobilizar e informar a população sobre a importância da nossa causa.

Dados – No Maranhão o serviço de transplantes de órgãos teve início no ano 2000, com a inauguração do Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos – CNCDO/MA, no Hospital Universitário. Desde então, foram realizados 921 procedimentos, sendo: 575 transplantes de córneas e 346 de rins.

No ano em que iniciou o Programa foram realizados apenas 05 transplantes, ao passo que em 2010 foram realizados 128. Observa-se um aumento considerável na quantidade de transplante se comparados com início do serviço no ano 2000.

Sem dúvida estes números são significativos se levarmos em conta que o Estado não tinha tradição nessa área de tratamento terapêutico, porém, ainda incipiente considerando que a demanda pelo serviço cresce a cada dia. Atualmente, a CNCDO tem uma lista de espera 1.840 pacientes; sendo 782 receptores para córneas e 1058 para rins.

 

FONTE: http://www.jornalpequeno.com.br/2011/9/19/huufma-promove-campanha-de-doacao-de-tecidos-e-orgaos-170383.htm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *