Hollande adverte eleitores gregos sobre saída da zona do euro

Hollande adverte eleitores gregos sobre saída da zona do euro

DA FRANCE PRESSE, EM PARIS
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente francês, François Hollande, lançou uma advertência aos gregos sobre uma eventual saída da zona do euro caso Atenas não respeite os compromissos exigidos após o resgate financeiro, em entrevista concedida nesta quarta-feira ao canal grego Mega Channel, a quatro dias das eleições legislativas no país.

“Estou consciente de que os eleitores (gregos) devem ter plena soberania, nas devo advertir-lhes que caso queiram se distanciar dos compromissos que têm tomado e abandonar toda perspectiva de recuperação, terão como consequência que alguns países vão preferir terminar com a presença da Grécia no euro”.

O texto desta entrevista foi transmitido às agências de notícias pela Presidência francesa.”Respeito o povo grego. Ele decidirá o que querem nas eleições de 17 de junho. Sou a favor de que Grécia permaneça no euro, mas os gregos têm que saber que isso supõe uma relação de confiança”, disse Hollande.

O mandatário acrescentou que os chefes de Estado da União Europeia adotarão medidas para o crescimento que beneficiarão a Grécia caso opte por continuar na zona do euro, como o uso de fundos estruturais para o estímulo econômico.

Hollande negou que a situação grega seja parecida à da Espanha, que pediu uma ajuda financeira de € 100 bilhões no último sábado (9) para sanear os bancos do país. “Havia urgência para tratar a questão dos bancos espanhóis, havia um risco muito grande para a Espanha de não poder conseguir mais financiamento”.

RENEGOCIAÇÃO

Mais cedo, o líder do conservador Nova Democracia, Antonis Samaras, afirmou que pretende renegociar o resgate financeiro de € 130 bilhões, concedido em fevereiro à Grécia, caso seu partido seja maioria nas eleições parlamentares do próximo domingo (17).

“Penso que temos que aproveitar o fato de que a Europa está mudando”, disse Samaras, em referência à situação na Espanha. “Isto dá à Grécia mais possibilidades para renegociar o plano de austeridade”, completou.

O partido de Samaras, Nova Democracia, disputa a preferência dos gregos com o surpreendente Syriza, a formação de esquerda que é contrária ao plano de austeridade, para as eleições legislativas do próximo domingo.

Samaras, 61 anos, se apresenta na disputa eleitoral como a garantia da manutenção da Grécia no euro e afirma que sua candidatura é a única opção de “estabilidade” e para evitar uma catástrofe.

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1104191-hollande-adverte-eleitores-gregos-sobre-saida-da-zona-do-euro.shtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *