HAITI ESTABELECE REGRAS RIGOROSAS PARA ELEIÇÃO
HAITI ESTABELECE REGRAS RIGOROSAS PARA ELEIÇÃO
A partir de hoje entram em vigor no Haiti uma série de disposições para garantir transparência e evitar atos violentos durante as eleições gerais e legislativas do próximo domingo.
As medidas adotadas pela Polícia Nacional Haitiana se aplicarão desde as oito da noite deste sábado (27). Algumas das proibições se manterão até segunda-feira (29) e outras serão extensivas até a manhã da próxima quarta-feira (1º de dezembro).
A partir desta noite fica vetada a circulação de veículos em um perímetro de 150 metros dos centros de votação e a circulação de motocicletas na capital (Porto Príncipe).
Até a manhã da segunda-feira permanecerão fechados os clubes noturnos e não podem ser vendidas bebidas alcoólicas, bem como contêineres com gasolina.
Estabeleceu-se um veto ao uso de armas de fogo, que estará vigente até quarta-feira.
Domingo, dia 28, estão chamados a votar cerca de 4,7 milhões de haitianos, que deverão eleger um presidente desta nação caribenha, 11 senadores e 99 deputados à Assembléia.
Os centros de votação abrirão às seis da manhã e fecharão às quatro da tarde. Só permanecerão em funções aqueles onde fiquem pessoas na fila para sufragar na hora do fechamento.
O Conselho Eleitoral Provisório assegurou em um comunicado que dispõe dos recursos técnicos para detectar qualquer infração e verificar a autenticidade dos cartões de identificação.
De acordo com o documento, servidores públicos do organismo e membros da força da ordem pública atuarão contra potenciais falsificadores nos casos de flagrante delito.
Mas vários dos 18 candidatos à presidência manifestaram preocupação com os resultados dessas eleições, entre eles Michel Martinelly, que denuncia uma fraude em larga escala e considera que as eleições não traduzirão a vontade popular.
Fonte: Prensa Latina
FONTE: http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=142469&id_secao=7