GREGOS SE MOBILIZAM CONTRA MEDIDAS DE AUSTERIDADE
GREGOS SE MOBILIZAM CONTRA MEDIDAS DE AUSTERIDADE
Os principais sindicatos gregos convocaram para esta quinta-feira (10) uma paralisação de três horas que irá preceder a greve geral prevista para o próximo dia 23 de fevereiro. As novas mobilizações dos trabalhadores se opõem ao plano de ajustes do governo.
A paralisação faz parte de uma nova onda de protestos contra o impopular pacote de medidas de austeridade implementado em meados do ano passado para fazer frente à crise fiscal que açoita a Grécia.
Convocam a União de Servidores públicos Civis e a Confederação Geral de Trabalhadores, que aglutinam a maior quantidade de empregados públicos do país, com cerca de 2,5 milhões de filiados.
Segundo os organizadores, a medida de força servirá como uma prévia da greve geral de 24 horas do dia 23 deste mês, a primeira desse tipo no ano. Em 2010 foram realizadas seis mobilizações desse porte no país.
Os sindicatos reiterarão seu desacordo com a dura política de poupança interno que contempla, entre outros, a elevação de impostos e o congelamento de salários.
Eles também condenarão assim os severos recortes impostos a esta nação balcânica como moeda de mudança para alcançar o resgate da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional.
O auxilio estrangeiro, valorizado em 110 bilhões de euros, pretende reduzir o déficit para 7,4 por cento do Produto Interno Bruto, do 15,4 por cento registrado em 2009.
Fonte: Prensa Latina
FONTE: http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=147281&id_secao=9