Grécia sugere que perdão da dívida pode superar 70%
Grécia sugere que perdão da dívida pode superar 70%
DA EFE, EM ATENAS
O ministro das Finanças e vice-primeiro-ministro grego, Evangelos Venizelos, indicou nesta terça-feira que o cancelamento da dívida em mãos privadas (€ 206 bilhões) pode superar a casa dos 70%, acima dos 50% inicialmente acordado na reunião de outubro passado.
“Há uma discussão séria baseada em novos fatos. Falamos de uma PSI (sigla para o plano de cancelamento da dívida) muito maior do que a original”, disse Venizelos e acrescentou que os investidores podem assumir “perdas superiores a 70% do valor ” de seus títulos.
Preliminarmente, em outubro foi acertado o perdão de € 100 bilhões, em torno de 50%, mas devido à deterioração da conjuntura grega, afundada em uma recessão, considera-se necessário um perdão ainda maior, para cumprir o objetivo de reduzir a dívida (atualmente superior a 160% do PIB) a 120% em 2020.
Dessa forma, o ministro grego assegurou que as negociações com o IIF (Instituto Internacional de Finanças), que representa os interesses dos credores privados, está a “um só passo [da conclusão]” e somente restam “formalidades” para finalizar o acordo.
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1041997-grecia-sugere-que-perdao-da-divida-pode-superar-70.shtml