GOVERNO VISITA XAVANTES DE MARÃIWATSÉDÉ PARA VIABILIZAÇÃO DE PESCA AUTOSSUSTENTÁVEL

GOVERNO VISITA XAVANTES DE MARÃIWATSÉDÉ PARA VIABILIZAÇÃO DE PESCA AUTOSSUSTENTÁVEL

Nesta terça-feira (21), os índios Xavante de Marãiwatsédé, do estado do Mato Grosso, recebem representantes do Ministério da Pesca e Aquicultura para discutir a viabilidade da criação de peixes de maneira autossustentável e adaptada às condições locais e à cultura do povo. A comunidade propôs um projeto de piscicultura na aldeia por não ter a opção de pesca tradicional e a Fundação Nacional do Índio (Funai) está viabilizando a proposta.

A aldeia sofre com desmatamento realizado por posseiros e não tem conseguido viver de acordo com os costumes do povo. Por esse motivo, está prevista, para 2011, a intensificação das ações de segurança alimentar e desenvolvimento sustentável, como agricultura e até criação de gado em áreas já transformadas em pasto pelos posseiros.

Segundo o coordenador regional da Funai em Marãiwatsédé, Denivaldo Roberto da Rocha, “os projetos sugeridos pela associação indígena local Böiu Marãiwatsédé, em parceria com os ministérios do Desenvolvimento Social (MDS) e do Meio Ambiente (MMA), preveem atividades de recuperação de áreas degradadas, adensamento de quintais, criação de galinha caipira e apicultura”. Neste primeiro momento, a recuperação de áreas degradadas se dá com espécies alimentares de consumo imediato, perto das casas, o que contribui para a nutrição da comunidade.


Fonte:
Funai

 

FONTE: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2010/12/20/governo-visita-xavantes-de-maraiwatsede-para-viabilizacao-de-pesca-autossustentavel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *