GOVERNADORA ROSEANA SARNEY ENTREGOU APENAS UMA DAS OITO UPAS AUTORIZADAS PELO GOVERNO FEDERAL
GOVERNADORA ROSEANA SARNEY ENTREGOU APENAS UMA DAS OITO UPAS AUTORIZADAS PELO GOVERNO FEDERAL
O Ministério da Saúde autorizou, em 2009, a construção de 250 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em todo o país. Ao todo, o governo federal liberou R$ 558,2 milhões para as obras e os equipamentos dos serviços.
Para o Maranhão, foram autorizadas a liberação de recursos para a construção de oitos UPAs, dentre as quais em São Luís e no interior do Estado. Entretanto, a governadora Roseana Sarney entregou pronta somente a UPA do Anjo da Guarda, na área Itaqui Bacanga, ocorrida no dia 22 de junho do ano passado.
As Unidades de Pronto Atendimento do Parque Vitória e da Vila Luizão, em São Luís, e dos municípios de Coroatá, Codó, Imperatriz, Timon e São João dos Patos não foram concluídas pelo governo do Estado.
Tal como os 72 hospitais do programa ‘Saúde é Vida, a governadora Roseana também não conseguiu cumprir a meta estabelecida no início do ano e entregar a tempo as Unidades de Pronto Atendimento.
As UPAs integram a Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde e oferecem atendimento de emergência de baixa e média complexidade 24 horas por dia.
Além das 250 UPAs liberadas pelo MS em 2009, a pasta repassou, em 2008, recursos para a construção de 58 UPAs em 19 estados e Distrito Federal. No caso dessas unidades, a verba foi repassada por meio de um convênio da Caixa Econômica Federal. O Maranhão foi contemplada com uma.
Fonte : Blog do John Cutrim