FUNARTE LANÇA PROJETO QUE PUBLICA DOCUMENTOS ARTÍSTICOS RAROS NA INTERNET
FUNARTE LANÇA PROJETO QUE PUBLICA DOCUMENTOS ARTÍSTICOS RAROS NA INTERNET
O projeto Brasil Memória das Artes, que será lançado na próxima segunda-feira (8), em Recife, tem como objetivo higienizar, acondicionar, catalogar e digitalizar documentos como: fotos, filmes, desenhos, publicações, partituras, arquivos sonoros e textos para que sejam lançados na internet. O material está disponível em uma área exclusiva do Portal das Artes. O espaço, que recebeu o nome do Brasil Memória das Artes, guarda materiais diversos sobre outros grandes nomes das artes brasileiras, como Cartola, Nelson Rodrigues e Augusto Boal.
Entre as coleções que já foram colocadas ao alcance dos internautas está o acervo do produtor Walter Pinto. Com coreografias, cenários e figurinos grandiosos, coro e orquestra numerosos, os espetáculos da companhia de Walter Pinto fizeram sucesso entre os anos 1940 e 1960 e renovaram o gênero da revista. O acervo inclui programas, textos, partituras, fotos e propagandas de espetáculos.
Os arquivos do Cedoc vêm sendo digitalizados desde 2000, mas boa parte do material ainda é inédito na web. Exemplo disso são os áudios dos shows do Projeto Pixinguinha, gravados desde 1977 e agora disponibilizados na rede.
A primeira iniciativa de difusão de acervo foi feita em 2006, quando a Funarte pôs na internet o Canal Virtual, que reunia acervo sonoro e fotográfico. O final do ano de 2009 foi marcado pelo lançamento do Portal das Artes, que ampliou o acesso aos conteúdos do Cedoc e integrou os ambientes online da Funarte.
O evento de apresentação dos primeiros resultados do Brasil Memória das Artes acontecerá em São Paulo (16), Brasília (22) e Belo Horizonte (26).
Fonte:
Funarte