FRANÇA DIZ QUE SERIA CATASTRÓFICO REESTRUTURAR DÍVIDA
A ministra da Economia francesa, Christine Lagarde, considerou hoje que seria “catastrófico” reestruturar as dívidas públicas da Grécia, Irlanda e Portugal, porque mostraria que estes países têm problemas para se financiarem nos mercados.
“Seria catastrófico porque significaria que aqueles países teriam as maiores dificuldades para regressar aos mercados financeiros”, disse Lagarde à televisão francesa LCI quando questionada sobre o debate aberto na Alemanha sobre a eventual reestruturação da dívida daqueles Estados.
Para a ministra francesa, o objectivo dos planos de resgate europeus é que aqueles países possam restabelecer as finanças e regressar aos mercados financeiros.
No caso particular da Grécia, Lagarde sublinhou que se chegou a um acordo com o Governo para fornecer um “apoio financeiro” em troca de “esforços” destinados a recuperar a economia, mas que em caso algum se prevê a reestruturação da dívida grega.
Grécia não discute o assunto
O ministro das Finanças da Grécia, George Papaconstantinou, fez já declarações no mesmo sentido. “Reestruturar não é um assunto que estejamos a discutir”, disse numa entrevista em Washington na sexta-feira.
“A dor e o custo” de fazer uma coisa desses seria maior do que pagar aos credores, disse no mesmo dia, citado pela agência Bloomberg.
Esta ideia foi reafirmada depois de o ministro das Finanças da Alemanha ter dito que “poderia ser necessário tomar mais medidas” se uma auditoria à Grécia em Junho vir que a situação é insustentável.
No dia 15, o vice-ministro alemão dos negócios estrangeiros já tinha dito que reestruturar “não seria uma catástrofe”.
FONTE: http://economia.publico.pt/Noticia/franca-diz-que-seria-catastrofico-reestruturar-divida_1490296