FMI não tem planos para socorrer Espanha, diz Lagarde
FMI não tem planos para socorrer Espanha, diz Lagarde
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
A diretora-gerente do FMI (Fundo Monetário Internacional), Christine Lagarde, afirmou nesta quinta-feira que o fundo não tem planos para socorrer a Espanha e que Madri não fez nenhum pedido. As declarações foram feitas após uma reunião com a vice-presidente de governo espanhol, Soraya Sáenz de Santamaría.
“Não há nenhum plano, não recebemos nenhum pedido a respeito e não estamos trabalhando em nada que esteja relacionado com nenhum apoio financeiro”, afirmou Lagarde, em nota enviada pelo FMI.
A resposta veio após rumores da imprensa internacional sobre uma possível ajuda do FMI à Espanha. No país ibérico, a bolsa de Madri voltou a registrar queda e o euro registrou a menor cotação frente ao dólar em dois anos.
Ao sair da reunião, a vice-presidente do governo espanhol afirmou que o encontro com Lagarde “foi bom, muito bom”.
MINISTRO
Mais cedo, o ministro da Economia da Espanha, Luis de Guindos, desmentiu os rumores, dizendo que não faziam o menor sentido.”Não tenho nem mesmo vontade de negar esses rumores porque eles não têm sentido”, disse ele em uma entrevista televisionada na cidade costeira de Sitges.
As especulações começaram após o anúncio da visita da vice-presidente espanhola, Soraya Sáenz de Santamaría, a Washington nesta quinta-feira para um encontro com a diretora-gerente do Fundo, Christine Lagarde, “para abordar recentes acontecimentos econômicos na Espanha e na Eurozona”.
O porta-voz do FMI, Gerry Rice, também afirmou que o FMI não está trabalhando em nenhum plano de ajuda financeira à Espanha nem o governo espanhol solicitou nenhum tipo de ajuda. “A Espanha aplicou reformas financeiras que vão amplamente na direção de nossas recomendações”, disse o porta-voz.
Os problemas do quarto banco espanhol, Bankia, estão provocando uma nova onda de nervosismo na zona do euro, cujas bolsas têm sofrido fortes baixas esta semana.