ESTUDO APONTA PARA DIMINUIÇÃO DOS CONFLITOS INTERNACIONAIS
ESTUDO APONTA PARA DIMINUIÇÃO DOS CONFLITOS INTERNACIONAIS
Somália está entre os cinco países onde ocorrem os mais graves conflitos, envolvendo insurgentes islamitas.
O número de conflitos internacionais está a diminuir, de uma média de seis por ano na década 50, para apenas um nos dias de hoje, refere o relatório de um novo estudo sobre segurança a ser publicado pela Universidade britânica de Oxford.
Durante uma apresentação preliminar do estudo, esta quinta-feira na ONU, foi revelado que os cinco conflitos que mais causam mortes são os que decorrem no Iraque, Afeganistão, Paquistão e Somália, envolvendo insurgentes islamitas.
Equipa do Estudo
Entretanto, segundo o professor Andrew Mack, que dirigiu a equipa do estudo, o apoio aos insurgentes islâmicos está a diminuir entre os muçulmanos, desde há uma década.
O académico explicou que a maioria dos muçulmanos não concorda tanto com a ideologia extremista que orienta tais grupos, como com as políticas de repressão.
Andrew Mack refere haver oposição à relação que se tem estabelecido entre a maioria dos assassinatos cometidos pela al-Qaeda e outras organizações similares aos muçulmanos.
O estudo sublinha que apesar de haver uma redução nos conflitos globais, houve um aumento para o dobro dos conflitos entre comunidades e de outros que não envolvem governos.
Rádio ONU