Espanha registra população recorde de desempregados
Espanha registra população recorde de desempregados
DA FRANCE PRESSE, EM MADRI
O desemprego na Espanha atingiu, no final de fevereiro, um novo recorde, com mais de 4,7 milhões de trabalhadores parados, comunicou nesta sexta-feira o Ministério do Emprego.
A cifra de 4.712.098 desempregados coloca o nível de desocupação em um novo recorde desde o começo da crise de 2008 e a primeira difusão dessas estatísticas mensais em 1996.
Em fevereiro, houve um acréscimo de 112.269 desempregados nos registros, em outros termos, houve um aumento de 2,44% em relação mês de janeiro, enquanto que, em termos anuais, houve um incremento de 9,6%.
Sem seu motor econômico, a construção civil, o país deve voltar a cair em recessão ainda no princípio deste ano, e segue com a taxa de desemprego mais elevada dos países industrializados: segundo o INE (Instituto Nacional de Estatística), que utiliza uma metodologia diferente, essa taxa bateu a casa dos 22,85% ao final de 2011.
O desemprego também voltou a registrar um nível histórico entre os jovens abaixo de 25 anos, com uma alta de 5,22% acima do mês anterior, ainda de acordo com o Ministério do Emprego.
O aumento do número de desempregos “justifica que o governo da Espanha aprove um reforma trabalhista completa e equilibrada”, afirmou a secretária de Estado de Emprego, Engracia Hidalgo, em um comunicado oficial.
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1056124-espanha-registra-populacao-recorde-de-desempregados.shtml