ESPANHA ATINGIU MÁXIMO HISTÓRICO DE QUASE 4,7 MILHÕES DE DESEMPREGADOS

ESPANHA ATINGIU MÁXIMO HISTÓRICO DE QUASE 4,7 MILHÕES DE DESEMPREGADOS

 A taxa de desemprego espanhola subiu para 20,33 por cento no último trimestre do ano passado, o que constitui um recorde desde 1997, mas com um número de desempregados a roçar os 4,7 milhões, um máximo histórico.

A taxa de desemprego subiu 0,54 por cento do terceiro para o quarto trimestre do ano passado (mais 122 mil pessoas), quando ficou 1,49 por cento acima do valor de um ano antes, segundo dados divulgados hoje pelo INE espanhol relativos ao último trimestre de 2010. 

Em Espanha havia já 1,328 milhões de lares onde todos os membros activos estavam desempregados, mais 35,6 mil do que no terceiro trimestre. Por outro lado, desde que há dados comparáveis, em 1976, que não havia tantas pessoas em Espanha à busca de trabalho, apesar de o país já ter vivido com taxas de desemprego superiores à actual – o que se explica pelo aumento da população activa entretanto ocorrido.

Por seu lado, no último trimestre do ano passado houve menos 139 mil trabalhadores ocupados que no terceiro, num total de 18,41 milhões. Este número resulta uma descida nos serviços e construção, e uma subida, se bem que menor, na agricultura e indústria. No final do ano passado, havia no país mais 370 mil desempregados do que no final de 2009, uma subida de 8,55 por cento.

Estes novos dados confirmam 2010 como o quarto ano consecutivo de subida do desemprego em Espanha e invertem a queda que se fez sentir momentaneamente no terceiro trimestre do ano passado, quando se registou uma redução da taxa pela primeira vez desde o início da actual crise económica, lembra o diário El País no seu sítio electrónico.

O Governo espanhol tinha revisto entretanto as suas previsões para o andamento do mercado laboral, cuja recuperação está a tardar mais do que esperava, considerando que só na segunda metade deste ano se poderá assistir a uma recuperação do mercado de trabalho.

 

FONTE: http://economia.publico.pt/Noticia/espanha-atingiu-maximo-historico-de-quase-47-milhoes-de-desempregados_1477519

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *