Equador: Chega a 7 o número de províncias em Estado de Emergência
Equador: Chega a 7 o número de províncias em Estado de Emergência
O número de províncias em Estado de Emergência no Equador sobe, nesta sexta-feira (30) para sete, depois do decreto assinado pelo presidente Rafael Correa para considerar nessa condição a província de Azuay. Esta medida permitirá o desembolso de 15 milhões de dólares para cada um dos territórios açoitados pelas cheias derivadas das intensas chuvas no país que ocorrem desde janeiro, com saldo de cerca de 25 mortos.
O presidente adotou a decisão depois das fortes precipitações em Cuenca, de Azuay, onde ao menos 500 casas foram afetadas pelo temporal, várias centenas de pessoas foram atingidas e duas faleceram.
Correa e vários ministros explicaram à imprensa as alternativas para socorrer os moradores que perderam suas moradias, para o que se outorgará uma quantia de até 12 mil dólares por cada família para a construção de novos locais.
Os desabrigados serão instalados em pensões ou hotéis, com financiamento da Secretaria Nacional de Gerenciamento de Riscos, ao mesmo tempo em que maneja-se um plano abrangente e integral de relocalização das famílias com casas em setores de risco.
Só em Cuenca existem 56 pontos no cantão que são considerados zonas perigosas para o assentamento populacional, principalmente devido a deslizamentos de terra, enquanto na província de Azuay foram assinalados 150 pontos de preocupação pelo mesmo motivo.
O presidente declarou ontem que o inverno de 2012 superou o de 2008, no entanto o número de afetados é só um quarto dos registrados naquele ano devido às obras de prevenção impulsionadas no país.
Fonte: Prensa Latina
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=179568&id_secao=7