Ensino médio no Maranhão piorou em 2011, segundo o MEC
Ensino médio no Maranhão piorou em 2011, segundo o MEC
Maranhão, Acre, Espírito Santo, Pará, Alagoas, Paraná, Paraíba, Bahia e Rio Grande do Sul são os estados em que a nota do ensino médio diminuiu de 2009 para 2011, como mostram os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011, divulgados nesta terça-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC).
Entre 2009 e 2011, o Ideb do ensino médio subiu apenas 0,1 ponto, passando de 3,6 para 3,7. A meta nacional esperada para o período foi atingida, mas nestes nove estados o índice piorou em relação à edição anterior.
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, argumentou que “internacionalmente” o ensino médio continua sendo um “grande desafio” para qualquer sistema educacional. Ele defendeu que o currículo da etapa precisa ser reformulado porque é muito sobrecarregado. Em algumas redes de ensino, o total de disciplinas chega a 19. “É uma sobrecarga muito grande que não contribui para você ter foco nas disciplinas essenciais, como língua portuguesa, matemática e ciências”, disse.
Outro problema do ensino médio, segundo Mercadante, é a falta de professores com formação específica para algumas áreas, como matemática e ciências, além da alta concentração de matrículas no turno noturno – 30% dos jovens do ensino médio estudam à noite.
Vera Masagão, coordenadora-geral da organização não governamental Ação Educativa, aponta que o ensino médio é um nível subfinanciado. “A gente precisa de um investimento muito forte em qualidade e não é à toa que a matrícula também está aquém, poderia haver muito mais jovens matriculados no ensino médio que estão fora da escola”, disse.
Veja no mapa os estados em que o índice do ensino médio piorou:
Mercadante não quis comentar os resultados dos estados que tiveram Ideb inferior ao registrado em 2009. “Uma mesma região tem estados e cidades que evoluíram muito mais que outros. Há especificidades, a gestão na ponta. O professor na sala de aula, o diretor da escola, o secretário municipal. Vamos olhar essa informação e tentar tirar lições para avançar”, disse. O ministro aposta que a educação em tempo integral pode ser uma “grande resposta” para melhorar a qualidade do ensino.
ENSINO MÉDIO REGULAR – EVOLUÇÃO ENTRE 2009 E 2011
Unidade da Federação | Ideb 2009 | Ideb 2011 | Evolução |
Santa Catarina | 4,1 | 4,3 | 0,2 |
São Paulo | 3,9 | 4,1 | 0,2 |
Paraná | 4,2 | 4 | – 0,2 |
Minas Gerais | 3,9 | 3,9 | 0 |
Mato Grosso do Sul | 3,8 | 3,8 | 0 |
Goiás | 3,4 | 3,8 | 0,4 |
Distrito Federal | 3,8 | 3,8 | 0 |
Rondônia | 3,7 | 3,7 | 0 |
Ceará | 3,6 | 3,7 | 0,1 |
Rio de Janeiro | 3,3 | 3,7 | 0,4 |
Rio Grande do Sul | 3,9 | 3,7 | – 0,2 |
Roraima | 3,4 | 3,6 | 0,2 |
Tocantins | 3,4 | 3,6 | 0,2 |
Espírito Santo | 3,8 | 3,6 | – 0,2 |
Amazonas | 3,3 | 3,5 | 0,2 |
Acre | 3,5 | 3,4 | – 0,1 |
Pernambuco | 3,3 | 3,4 | 0,1 |
Paraíba | 3,4 | 3,3 | – 0,1 |
Mato Grosso | 3,2 | 3,3 | 0,1 |
Piauí | 3 | 3,2 | 0,2 |
Sergipe | 3,2 | 3,2 | 0 |
Bahia | 3,3 | 3,2 | – 0,1 |
Amapá | 3,1 | 3,1 | 0 |
Maranhão | 3,2 | 3,1 | – 0,1 |
Rio Grande do Norte | 3,1 | 3,1 | 0 |
Alagoas | 3,1 | 2,9 | – 0,2 |
Pará | 3,1 | 2,8 | – 0,3 |
- Fonte: MEC/Inep
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