Egito começa última etapa das eleições parlamentares
Egito começa última etapa das eleições parlamentares
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
Os egípcios voltaram às urnas nesta terça-feira em um terço do país para a última etapa da eleição dos deputados. As eleições, iniciadas em 28 de novembro, são as primeiras desde a queda do ditador Hosni Mubarak, em fevereiro do ano passado.
Os resultados das duas primeiras etapas registraram vitórias amplas das organizações islamitas –Irmandade Muçulmana e fundamentalistas salafistas–, que receberam quase 65% dos votos.
A terceira e última fase da eleição para a Assembleia do Povo (Câmara dos Deputados) envolve fundamentalmente o Sinai, uma região instável na fronteira com Israel e a faixa de Gaza.
A fase final do pleito acontece em dois dias nas províncias Qaliubiya, Gharbiya, Daqahliya, New Valley, Minya, Qena, Matruh e em Sinai do Norte e do Sul.
A preparação para essa rodada de pesquisas tem sido ofuscada pela morte de dezenas pessoas no mês passado em confrontos entre o exército e manifestantes que exigiam a renúncia imediata da junta militar governante. Os militares insistem que o processo eleitoral não vai ser prejudicado pela violência.
Grupos islâmicos vieram tarde para o levante, mas, até agora, ganhou o maior número de cadeiras nas rodadas anteriores das primeiras eleições livres e justas em seis décadas.