EGIPTO DISSOLVE POLÍCIA POLÍTICA

EGIPTO DISSOLVE POLÍCIA POLÍTICA

 Por PÚBLICO

As autoridades egípcias decidiram desmantelar a agência de Segurança do Estado, espinha dorsal do aparelho repressivo do regime de Hosni Mubarak que durante décadas manteve um apertado controlo sobre o quotidiano da população.

Em comunicado, o Ministério do Interior anuncia a dissolução de “todas as secções administrativas e gabinetes” da antiga polícia política e, em sua substituição, um novo serviço de segurança nacional, que terá por missão o combate ao terrorismo. 

A nova agência, garante a mesma fonte, “não poderá interferir na vida dos cidadãos ou no exercício dos seus direitos políticos”.

Com perto de cem mil agentes, sem contar com os milhares de informadores, a agência vigiava a vida pública e mesmo privada dos egípcios, prendendo e torturando à menor suspeita de contestação. Em 2010, dois dos seus agentes espancaram até à morte o “blogger” Khaled Said e foram também os seus homens que lideraram a repressão aos protestos que acabariam por derrubar Mubarak.

De visita ao Cairo, a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, elogiou a decisão, há muito exigida pela oposição e que se tornou inevitável depois de, no início do mês, activistas terem entrado em edifícios da agência, encontrando ali provas dos flagrantes abusos cometidos por ela.

 

FONTE: http://www.publico.pt/Mundo/egipto-dissolve-policia-politica_1484930

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *