EFE E AFP SE UNEM PARA LUTAR CONTRA A PIRATARIA
EFE E AFP SE UNEM PARA LUTAR CONTRA A PIRATARIA
Agencia EFE
Madri, 8 nov (EFE).- As agências de notícias Efe e Agence France-Presse (AFP) fizeram um acordo para combater de forma conjunta a pirataria e o uso indevido dos créditos nas informações reproduzidas pela imprensa.
As duas agências informaram que utilizarão ferramentas e tecnologias comuns para detectar o uso indevido de seus conteúdos, em qualquer formato, e contarão com especialistas para a defesa da propriedade intelectual de suas notícias.
Com o acordo, a Efe e a AFP querem ressaltar o perigo que o uso fraudulento das informações representa para a credibilidade das agências internacionais. Por isso, farão um convite a outras empresas para que façam parte desta luta comum.
No último dia 19 de outubro, durante a abertura do III Congresso Mundial de Agências realizado na Argentina, o presidente da Efe, Álex Grijelmo, revelou a vontade da agência de promover um acordo que possibilitasse uma defesa conjunta contra a apropriação indevida de notícias.
A internet, disse Grijelmo, é o terreno do anonimato, no qual qualquer um pode opinar e divulgar informações sem ter a necessidade de assumir responsabilidades.
“As agências de notícias desejam o contrário: assumir as consequências de tudo aquilo que divulgam e assinar as notícias com suas marcas para prestigiar estas informações”, afirmou.
O III Congresso Mundial de Agências de Notícias foi inaugurado em Buenos Aires pela presidente da Argentina, Cristina Fernández, que fez um discurso no qual defendeu a “democratização” dos meios de comunicação e a aplicação de regulamentos globais para evitar o uso indevido da internet. EFE
FONTE: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/11/efe-e-afp-se-unem-para-lutar-contra-a-pirataria.html