Economias de Portugal e Grécia encolhem no 3º trimestre
Economias de Portugal e Grécia encolhem no 3º trimestre
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
Enquanto Portugal e Grécia anunciaram nesta sexta-feira que as respectivas economias encolheram no terceiro trimestre, a Alemanha rebaixou suas projeções para 2012, em mais uma rodada de indicadores econômicos que revelam o espalhamento da crise pelo Velho Continente.
O governo grego informou hoje que o PIB (Produto Interno Bruto) do país contraiu 5% no terceiro trimestre deste ano, na comparação com igual período em 2010.
Trata-se do terceiro trimestre consecutivo em que a economia grega revela contração: no primeiro trimestre, foi de 7,4%, com uma queda de 8,3% na sequência.
O Banco da Grécia (o banco central do país) estima que a economia nacional deve cair entre 5,8% e 6,1% neste ano.
Já em Portugal, outro país com severas dificuldades financeiras, o governo comunicou que o PIB nacional caiu 1,7% no terceiro trimestre, na comparação com o mesmo período de 2010. Na comparação com o trimestre anterior, a queda estimada é de 0,6%.
A economia portuguesa, que está em recessão desde o final de 2010, já havia encolhido 0,2% no trimestre anterior.
E finalmente, na Alemanha, a maior economia da zona do euro, o Bundesbank (o banco central) admitiu que o crescimento do país desacelerou nos últimos meses.
O banco central alemão prevê um crescimento de 0,6% para 2012, bem abaixo da taxa de 1,8% projetada anteriormente. Para 2011, a instituição acredita que o país deve crescer 3%.
O Bundesbank avalia que a crise das dívidas soberanas na zona do euro e o enfraquecimento generalizado das economias a nível internacional devem afetar negativamente a Alemanha.