Dorival Silva diz que contratação de temporários é um risco à população

Dorival Silva diz que contratação de temporários é um risco à população

Diante do anúncio de que as empresas de ônibus contratariam novos funcionários para contornar o período de greve, opresidente do STTREMA, Dorival Silva, se manifestou. Ele afirmou que a contratação de novos funcionários é um risco à população de São Luís, que terá nas ruas trabalhadores sem qualificação.

“Isso não resolve o problema de hoje. O sistema atual opera quase cinco mil trabalhadores, e os empresários alegavam que não havia mais funcionários qualificados em São Luís para serem admitidos. De repente, eles já são qualificados?”, disse.

Na última segunda-feira (21), a presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), desembargadora Ilka Esdra, declarou a greve dos rodoviários abusiva e ilegal. Ela ainda determinou a aplicação de multa diária de R$ 40 mil contra o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Estado do Maranhão (STTREMA), autorizando os empresários a demitirem os grevistas por justa causa e contratarem outros trabalhadores.

O SET iniciou processo de seleção dos motoristas e cobradores temporários nesta quarta-feira (23), às 8h, na Rua Barão de Bagé, nº 11, Apicum. Após a seleção, os escolhidos serão enviados as empresas filiadas ao sindicato.


Com relação ao tempo de contratação, Dorival acha  muito difícil que os empresários consigam contratar funcionários em poucos dias. “O processo de admissão leva cerca de um mês, e agora eles terão que fazer isso em três, quatro dias. É muita coisa para ser feita em uma contratação. E com que dinheiro eles pagarão os novos trabalhadores?”.

A contratação destes funcionários temporários é para evitar a penalidade do Tribunal do Trabalho, já que a multa foi imposta por causa da não contratação temporária de motoristas e cobradores, ação que amenizaria o impacto da paralisação. 

Dorival afirma ainda que a greve continua por tempo indeterminado e que até o momento não há reuniões marcadas para discutir o assunto.

SET inicia seleção de trabalhadores temporários

 

Na manhã desta quarta-feira (23), o SET abriu as portas às 8h para receber os currículos dos interessado. Funcionários afirmam que às 6h da manhã já havia gente no local, gerando uma enorme fila na porta do sindicato, no bairro do Apicum.

 Segundo o SET, o número de interessados acabou gerando um pequeno tumulto, mas todos os currículos já foram recebidos.

http://www.oimparcial.com.br/app/noticia/urbano/2012/05/23/interna_urbano,115989/dorival-silva-diz-que-contratacao-de-temporarios-e-um-risco-a-populacao.shtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *