DINAMARCA ESTREITA RELAÇÕES DE AMIZADE E COOPERAÇÃO COM CABO VERDE

DINAMARCA ESTREITA RELAÇÕES DE AMIZADE E COOPERAÇÃO COM CABO VERDE

Uma delegação do Governo e do Parlamento dinamarquês estará em Cabo Verde de 09 a 11 de Março, para uma visita oficial. Praia e Mindelo são duas cidades a serem visitadas pela “importante” delegação.   

No último dia da visita (11 de Março) chegará ao Porto da Praia o navio escola “Danmark”, da família real Dinamarquesa, que está ao serviço da Svitzer. Esta missão se enquadra no treinamento de 71 tripulantes angolanos para o projecto do terminal de LNG no Soyo cuja concessão de operações do terminal foi atribuída à Svitzer por um período de 20 anos.

No dia 11 ao final do dia a Svitzer e o governo Dinamarquês vão oferecer uma recepção a bordo do navio Danmark.

Entretanto, o Presidente da República, Pedro Pires, recebeu hoje, quinta-feira, as cartas credenciais do novo Embaixador da Dinamarca acreditado em Cabo Verde, mas residente na capital portuguesa.

Hans Michael KOFOED terá a missão de estreitar as relações entre Cabo Verde e Dinamarca, uma vez que o país danês é o único de entre os países nórdicos com o qual Cabo Verde não formalizou as relações diplomáticas.

Apesar das relações diplomáticas entre o Reino da Dinamarca e a República de Cabo Verde não terem sido formalizadas registam-se algumas acções de cooperação, sobretudo no sector das energias renováveis, e no sector empresarial (fábrica CERIS) para além de assistência ao movimento cooperativo nacional, através do Centro Cooperativo da Dinamarca.

As acções da ONG BORNEfonden, fundo para as crianças, é actualmente uma das faces mais visíveis da cooperação entre o Reino Danês e a República de Cabo Verde.

A Dinamarca mantém dois consulados em Cabo Verde: um na ilha do Sal e outro na ilha de S. Vicente. 

 

FONTE: http://www.alfa.cv/anacao/index.php?option=com_content&task=view&id=2130&Itemid=1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *