Dia de Ação Global pelos Direitos dos Migrantes, Refugiados e Pessoas deslocadas
Dia de Ação Global pelos Direitos dos Migrantes, Refugiados e Pessoas deslocadas
Ratificado durante o Fórum Social Mundial em Dacar (2011), o Dia de Ação Global contra o racismo e pelos direitos dos migrantes, refugiados e pessoas descolocadas acontecerá dia 18 de dezembro. A proposta havia sido lançada em Quito, durante o Fórum Global sobre Migração (2010). A data remete à escolhida pela Organização das Nações Unidas que adotaram neste dia a Convenção pelos Direitos os Trabalhadores Migrantes e seus Familiares.
Muitas organizações de diferentes países, regiões e cidades já estão construindo suas manifestações autonomamente: manifestação para exigir da regularização dos milhões imigrantes sem documentos, ato para recordar os migrantes assassinados nas fronteiras ou para defender seus direitos, uma conferência em prol da liberdade de circulação, uma festa antirracista.
“Em muitas ocasiões, durante as reuniões em diferentes fóruns internacionais e outros eventos, o movimento dos migrantes, refugiados e pessoas deslocadas observou a necessidade de implementação de uma luta mundial já que mundial é o inimigo ao qual enfrentamos diariamente. Esta ação poderia representar, além do mais, um momento importante no qual reconheçamos como movimento de luta de âmbito mundial. Esta jornada quer contribuir com a difusão da Carta Mundial dos Migrantes, cuja versão definitiva foi aprovada em Goée”, dizem organizadores.
Documentos referência:
Moção aprovada no Fórum Social Mundial Dacar, Senegal, 2011, aqui.
Carta Mundial dos Migrantes Proclamada em Gorée (Senegal) dia 4 fevereiro de 2011, aqui.
Moção aprovada no Fórum Mundial das Migrações, Quito, 2010, aqui.
Mais informações:
info@globalmigrantsaction.org
http://globalmigrantsaction.org/
FONTE: http://www.forumsocialmundial.org.br/noticias_01.php?cd_news=3419&cd_language=1