DENGUE DEIXA MANAUS, PALMAS E BOA VISTA EM SITUAÇÃO DE ALERTA
DENGUE DEIXA MANAUS, PALMAS E BOA VISTA EM SITUAÇÃO DE ALERTA
11 de novembro de 2010
Raíssa Gomes – De Brasília, especial para o Portal Amazônia
MANAUS – No Brasil, 123 municípios estão em situação de alerta de contaminação do vírus da dengue. Manaus (AM), Palmas (TO) e Boa Vista (RR) fazem parte da lista. Os dados foram apresentados hoje (11) pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, durante o lançamento da campanha nacional de combate à doença.
A situação é ainda mais complicada para os 15 municípios que estão em estão em risco de surto. Nesse quadro se encontram Rio Branco – AC e Porto Velho – RO. “As recomendações do Ministério da Saúde são intensificar as ações de controle e aperfeiçoar as articulações entre governo de estados e municípios”, afirmou o ministro.
A situação de risco é configurada quando 3,9% dos lares pesquisados apresentam larvas do mosquito da dengue. Já a situação de alerta, acontece quando o percentual de infestação é de 1% a 3%.
De acordo com os dados divulgados pelo Ministério, o número de casos da dengue aumentou 89,7% entre janeiro e outubro em relação ao ano de 2009 inteiro.
Para o verão do próximo ano, o ministério mostrou que dez estados têm risco muito alto de epidemia. São eles: Amazonas, Amapá, Maranhão, Ceará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Bahia e Rio de Janeiro. Mas é do Amapá também que vem um bom exemplo. Macapá está entre as cinco cidades que apresentam índice satisfatório.
Como mecanismo de combate à dengue, o ministério repassou R$ 1 bilhão aos estados e municípios, alem de medicamentos, larvicida, inseticidas e veículos a serem utilizados nas ações da campanha.
Nas próximas semanas, o ministro Temporão deve visitar as dez cidades com maior risco de epidemia, com o intuito de mobilizar gestores, profissionais de saúde e veículos de comunicação.
FOTNE: http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?idN=114865