DAVID CAMERON ASSINA NA CHINA CONTRATOS DE MAIS DE UM BILHÃO DE DÓLARES

DAVID CAMERON ASSINA NA CHINA CONTRATOS DE MAIS DE UM BILHÃO DE DÓLARES

 

France Presse

PEQUIM, 9 Nov 2010 (AFP) -O primeiro-ministro britânico David Cameron participou nesta terça-feira, no primeiro dia de uma visita oficial à China, da assinatura de contratos comerciais de mais de um bilhão de dólares e evocou, em termos gerais, a questão dos direitos humanos com o premier Wen Jiabao.

Na primeira visita oficial à China, que ele qualificou de “missão comercial de importância vital”, Cameron viajou acompanhado de quatro ministros e 43 empresários.

O grupo Rolls-Royce anunciou ter recebido encomenda no valor de 1,2 bilhão de dólares (863.000 euros) da companhia aérea China Eastern para o equipamento de 16 Airbus A330.

“Nosso objetivo é concluir mais de 40 acordos específicos em todos os setores de nossa relação bilateral, do comércio ao desenvolvimento durável, da cultura à educação”, escreveu o primeiro-ministro britânico.

“Estou orgulhoso de trazer aqui uma delegação comercial verdadeiramente importante, ainda mais do que a que levamos à Índia”, declarou Cameron à televisão Sky News.

A visita acontece num momento em que a Grã-Bretanha, como numerosos países ocidentais, procura uma saída, após a crise financeira internacional e quer melhorar suas ligações com a China, a segunda economia mundial com crescimento beirando os 10%.

O objetivo do novo governo britânico é dobrar as trocas de bens e serviços com a China até 2015. Este comércio registrou ano passado 51,8 bilhões de dólares.

Além disso, Cameron manteve com o premier Wen Jiabao uma “discussão geral” sobre os direitos humanos, informaram dirigentes britânicos, deixando aberta a possibilidade de falar do caso Liu Xiaobo durante a ceia, com Wen, à noite, ou, na quarta-feira, com o presidente Hu Jintao.

FONTE: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/11/david-cameron-assina-na-china-contratos-de-mais-de-um-bilhao-de-dolares.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *