CUT lança plebiscito contra o imposto sindical
CUT lança plebiscito contra o imposto sindical
DO VALOR
O presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Artur Henrique, participa nesta segunda-feira (26) de uma assembleia de trabalhadores em que será lançado o “Plebiscito Nacional contra o Imposto Sindical”, em Campinas, no interior de São Paulo.
Cerca de mil trabalhadores da empresa Elektro, onde será a assembleia, poderão votar a favor ou contra o tributo.
O imposto sindical é descontado compulsoriamente do holerite uma vez por ano –em março– de todos os trabalhadores com carteira assinada, independentemente do empregado ser sócio do sindicato.
A CUT, que organiza a Campanha Nacional por Liberdade e Autonomia Sindicais, alega que esse imposto acaba sustentando sindicatos não atuantes ou fantasmas. A central sindical propõe a substituição do imposto sindical pela contribuição negocial, que seria aprovada pelos trabalhadores de uma categoria conforme a negociação coletiva conduzida pelo sindicato que a representa.
Segundo o Ministério do Trabalho, em 2011 foi recolhido R$ 1,6 bilhão dos trabalhadores com o imposto. Pouco mais de R$ 115 milhões foram repassados às centrais. O resto é dividido entre sindicatos, federações e confederações e o Ministério do Trabalho.
A proposta da CUT é trocar o imposto por uma contribuição voluntária, com valor votado em assembleia.
A bandeira é antiga e remonta à fundação da central, mas encontra obstáculos até entre os seus sindicatos.
http://www1.folha.uol.com.br/poder/1067318-cut-lanca-plebiscito-contra-o-imposto-sindical.shtml