Custo de vida nos EUA teve maior aumento em quatro anos
Custo de vida nos EUA teve maior aumento em quatro anos
DA EFE, EM WASHINGTON
O Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos EUA subiu 3% no ano passado, o maior incremento dos últimos quatro anos, na sequência de um avanço de 1,5% em 2010, informou nesta quinta-feira o Departamento de Trabalho americano.
Com a exclusão dos preços de alimentos e combustíveis (mais voláteis), a inflação subjacente em 2011 foi de 2,2%, levemente acima da taxa que o banco central americano (o Federal Reserve) considera aceitável.
Os dados oficiais divulgados hoje entusiasmaram os mercados, que também refletiram o fato de que a demanda semana pelos benefícios do auxílio-desemprego cedeu para o menor nível em quase três anos.
O relatório mostrou ainda que, pelo segundo mês consecutivo, os preços do setor varejista ficaram praticamente estáveis em dezembro, com uma inflação “subjacente” de 0,1%.
Embora a variação do CPI no ano passado tenha sido o dobro de 2010, os dados mensais mostram uma desaceleração da taxa inflacionária, que em junho chegou a bater 3,9%, antes dos preços dos combustíveis começarem a ceder.