CURSO PREPARA AGRICULTORES PARA PRODUZIR HORTALIÇAS COM TECNOLOGIA

CURSO PREPARA AGRICULTORES PARA PRODUZIR HORTALIÇAS COM TECNOLOGIA

Numa iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (Sedagro) teve início, na terça-feira (22), o Curso Cultivo Protegido de Hortaliças em Telados, destinado a agricultores familiares da Ilha de São Luís. O curso de capacitação dos agricultores encerra nesta sexta-feira (25), e está sendo realizado, das 14h às 18h, no Auditório da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), no Bairro João Paulo.

A Sedagro está implementando, esta capacitação dos agricultores para produção de hortaliças utilizando a tecnologia dos telados, com recursos do Fundo de Combate à Pobreza (Fumacop). São 29 telados em 16 municípios maranhenses, com geração de trabalho e renda para 260 famílias de agricultores.

Durante a abertura do curso, o secretário-adjunto da Sedagro, Paulo Roberto Moreira Lopes, destacou a importância da utilização de novas tecnologias e assistência técnica para incentivar o aumento da produção de hortaliças com qualidade na Ilha de São Luís.

O curso está sendo ministrado para 35 agricultores familiares e 15 técnicos das Secretarias Municipais de Agricultura da Ilha de São Luís (São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar), pelo consultor internacional, especialista na produção de hortaliças em telados e produtor na Serra de Ibiapaba, no Ceará, Aliomar Albuquerque.

O especialista disse que o cultivo protegido de hortaliças é uma tendência mundial pelas vantagens sobre o plantio em locais abertos. Ele informou que somente os Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo ainda não estão investindo em produção em telados.

Aliomar destacou como vantagens da produção em telados a redução da incidência dos raios solares e do vento na folha das plantas, diminuição de pragas e doenças e menor utilização de água e adubos.

“A gente pode melhorar a produção e combater as pragas. É muito bom o sistema de irrigação, facilitou muito, agora não precisamos mais carregar as mangueiras pesadas”, disse a agricultora Herozielda Reis dos Santos. Junto com outros agricultores ela produz no telado instalado pela Sedagro no povoado Boa Esperança, no município da Raposa, na ilha de São Luís. “Eu tinha vontade de receber tecnologia e aprender sobre controle de pragas”, completou o agricultor José de Ribamar Reis, que também produz no Telado de Boa Esperança.

“Trabalho com hortaliças há 40 anos, plantando com muito sofrimento. Agora quero plantar trabalhando menos e colhendo mais”, disse o agricultor do Telado de Cinturão Verde/São Luís, Raimundo Nonato Oliveira.

Na ilha de São Luís a Sedagro está instalando 11 Telados: Paço do Lumiar (Iguaíba, Mercês e Pindoba), Raposa (Alto do Farol, Cumbique e Vila Boa Esperança), São José de Ribamar (polos agrícolas Bom Jardim I e II e Panaquatira) e São Luís (polos agrícolas Cinturão Verde e Cassaco).

Os Telados que estão sendo implantados pela Sedagro, são áreas cultiváveis com tamanho padrão de 40 x 50 metros, com utilização de uma tela de proteção nas laterais e na cobertura. Cada telado possui 20 canteiros de 13m² cada. Os agricultores recebem sementes híbridas, de alta qualidade e alta produtividade, além de insumos como cal corretiva de solo, adubos e fertilizantes próprios para uso em áreas irrigadas.

 

fonte: http://www.ma.gov.br/agencia/noticia.php?Id=15113

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *