Crise europeia segue na mesma e Wall Street registra perdas

Crise europeia segue na mesma e Wall Street registra perdas

DO VALOR, EM SÃO PAULO

O impasse na negociação da dívida da Grécia com credores privados pesou sobre os mercados nesta terça-feira, levando as bolsas em Wall Street a fecharem com leve baixa.

O índice Dow Jones recuou 0,26%, para 12.675 pontos; o S&P 500 caiu 0,17%, para 1.313 pontos, enquanto o Nasdaq conseguiu sustentar leve alta de 0,09%, aos 2.786 pontos.

Depois de semanas discutindo com credores privados, ontem foi a vez da questão da dívida grega ser debatida na reunião de ministros da zona do euro. Mais uma vez, nada foi definido.

O ministro das Finanças da Grécia, Evangelos Venizelos, afirmou que o governo pretende resolver a questão até 1º de fevereiro. Vale lembrar que o país terá um grande vencimento de dívida em 20 de março.

Atenas está tentando obter com seus credores privados a troca de seus títulos públicos por outros mais novos e com metade do valor, assim poderia reduzir sua dívida em cerca de 100 bilhões de euros. Os novos títulos também vão empurrar os prazos de reembolso de 20 para 30 anos.

O mercado também recebeu as novas projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI), que revisou para baixo sua estimativa de crescimento para a economia mundial.

O Fundo alertou que o crescimento da economia mundial poderá ficar até dois pontos percentuais menor do que o previsto nos próximos dois anos, caso haja uma intensificação da crise na Europa.

O FMI prevê uma expansão da economia mundial de 3,3% em 2012, abaixo dos 4% projetados para o período na versão anterior do relatório, divulgada em setembro. A projeção de crescimento econômico para 2013 foi rebaixada de 4,5% para 3,9%.

Entre as empresas que divulgaram balanço, as ações do McDonald’s caíram 2,2% mesmo depois da rede de fast food anunciar lucro de US$ 1,37 bilhão no quarto trimestre, alta de 11% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1039035-crise-europeia-segue-na-mesma-e-wall-street-registra-perdas.shtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *