Corregedoria atinge 4.935 armas recolhidas em fóruns
A Corregedoria Geral da Justiça (CGJ) conclui a quarta etapa de recolhimento de armas em fóruns, o que eleva para 4.935 o total de armas apreendidas este ano em 52 comarcas, de acordo com orientação do corregedor Antonio Guerreiro Júnior, que autorizou as operações.
Nas 15 comarcas visitadas agora, em sete foram recolhidos 573 artefatos (339 armas brancas contra 134 de fogo). Nas outras oito, as armas já haviam sido enviadas a companhias e batalhões da Polícia Militar, segundo relatório entregue ao corregedor nesta terça-feira, 4, por assessores militares da CGJ. “A iniciativa da comarca em se livrar das armas demonstra zelo do juiz com a sua segurança, dos servidores e da comunidade”, avalia Guerreiro Júnior.
Para ambos os casos prevaleceu a orientação para rápido encaminhamento das armas ao Exército para destruição. O resgate fica restrito a armamento que não mais interessa a processos penais – muitos ainda novos ou com capacidade de uso.
Nesta etapa, as comarcas de São João dos Patos e Parnarama foram as campeãs em posse de armas de fogo: 62 e 39 armamentos, respectivamente. Na primeira havia 37 revólveres de calibres diversos, 23 espingardas, uma pistola e uma garrucha. Na segunda, 30 espingardas no lote de apreensões. Em Matões, os militares encontraram recorde de 149 facas e facões.
Na terceira fase da campanha, em sete das 22 comarcas o armamento foi enviado antecipadamente a companhias da PM no interior. Um lote de 817 armas – 488 de fogo e 329 brancas – foram coletadas. Os números divulgados nas três operações anteriores apontavam 4.382 armas apreendidas este ano em 47 comarcas.
Guerreiro Júnior anuncia nova ação – a quinta e última do ano – para ida a eventuais comarcas onde ainda haja algum armamento.
Varas e fóruns sem armas (4ª etapa)
Parnarama, Matões, São João dos Patos, Pastos Bons, Buriti Bravo, Passagem Franca, Sucupira do Norte
Entregaram com antecedência
Barão de Grajaú, Mirador, Paraibano, Colinas, Cantanhede, São Domingos do Azeitão, São José de Ribamar (1ª e 2ª varas), Paço do Lumiar (1ª e 2ª varas)
(Ascom/CGJ)
FONTE: http://www.jornalpequeno.com.br/2011/10/4/corregedoria-atinge-4935-armas-recolhidas-em-foruns-172360.htm