CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO VOLTARÁ A ANALISAR OBRA DE MONTEIRO LOBATO
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO VOLTARÁ A ANALISAR OBRA DE MONTEIRO LOBATO
Nesta quinta-feira (11), o Ministério da Educação (MEC) devolveu ao Conselho Nacional de Educação (CNE) o parecer sobre a obra literária “Caçadas de Pedrinho”, de Monteiro Lobato. O documento original é de autoria da Câmara de Educação Básica (CEB) do CNE.
Conforme nota divulgada pela CEB, a câmara pretende fazer nova análise do parecer em sua reunião ordinária marcada para dezembro, quando será verificada a existência de pontos que possam, eventualmente, ter sido mal-interpretados sobre a presença de conteúdo racista e depreciativo na obra de Lobato.
Na nota, a CEB reafirmou seu compromisso com a defesa da liberdade de produção e de circulação de idéias, valores e obras como expressão da diversidade e pluralidade ideológica, estética e política no regime democrático vigente no Brasil. A câmara também salientou que repudia qualquer forma de censura, discriminação, veto e segregação, seja em relação a grupos, segmentos e classes sociais.
A entidade afirma ainda que seu parecer “não excluiu, não desqualificou e não depreciou a obra analisada. A CEB, no cumprimento de suas obrigações legais e regulamentares, tão somente recomendou e dispôs sobre os cuidados necessários ao seu aproveitamento com fins educativos”.
A câmara encerrou o comunicado considerando o debate provocado pela obra “importante por trazer à luz a questão do racismo e dar visibilidade às formas de preconceito e de discriminação ainda subsistentes na sociedade brasileira”.
Fonte:
Ministério da Educação