Comissão de Relações Exteriores aprova projeto que cria Banco do Sul
Comissão de Relações Exteriores aprova projeto que cria Banco do Sul
A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou, na manhã desta quarta-feira (23), o parecer da deputada Manuela d’Ávila (PCdoB/RS) sobre o convênio de participação brasileira na criação do Banco do Sul. O convênio foi assinado pelo Brasil em 2009 e é uma iniciativa da Representação Brasileira no Mercosul.
Em seu parecer, a deputada gaúcha destaca que o Banco do Sul terá como objeto financiar o desenvolvimento econômico, social e ambiental, fazendo uso da poupança intra e extrarregional, bem como fortalecer a integração, reduzir as assimetrias e promover a distribuição equitativa dos investimentos entre os Países Membros.
Manuela argumentou em seu parecer que a América do Sul carece de novas fontes de créditos para viabilizar projetos que propiciem o seu desenvolvimento econômico sustentável.
O mais importante, ressaltou Manuela, é que novas formas de financiamento podem combater os graves problemas sócias existentes na região, com vistas à redução da pobreza e das assimetrias regionais.
Apesar da resistência de parte da oposição, que inclusive chegou a propor a realização de uma audiência pública antes da votação do parecer, a proposta foi aprovada com um único voto contrário do PSDB.
A matéria agora segue para as Comissões de Finanças e Tributação e Constituição e Justiça. A proposta aprovada consta que o Banco terá sede em Caracas e Subsedes em Buenos Aires e La Paz.
Da sucursal de Brasíliahttp://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=184006&id_secao=1