COLÉGIO UNIVERSITÁRIO TRABALHA COM INCLUSÃO SOCIAL

COLÉGIO UNIVERSITÁRIO TRABALHA COM INCLUSÃO SOCIAL

Em 2011, o Colun completa 43 anos, com uma história de várias conquistas e ações positivas

Em maio deste ano, o Colégio Universitário completa 43 anos, trazendo uma história de muitas ações positivas. O Colun iniciou como um local de campo de estágio para experimentação e aplicação do Curso de Pedagogia da UFMA. Atendeu, primeiramente, alunos do Ensino Médio, preparando-os para o vestibular. Um marco que ocorreu em 1980 foi a reestruturação do colégio que passou a ter também uma função social além de dar atendimento ao ensino. Saindo dos espaços físicos da UFMA, o Colun rompeu barreiras e foi para um bairro periférico, a Vila Palmeira, realizar oficinas e cursos profissionalizantes. Hoje há uma ampliação do atendimento do Colun, oferecendo ensino desde o pré-escolar até o médio, além dos cursos técnicos. 

O Colun, gradativamente, vai acompanhando as mudanças do mundo. A importância de oferecer cursos técnicos é ajudar na preparação dos alunos para inserção no mercado de trabalho. Hoje, já existem os cursos técnicos em Meio Ambiente, em Administração e em Enfermagem. 
Para além do ensino básico têm-se os projetos didáticos e pedagógicos que atuam na aprendizagem. Uma das áreas mais exploradas pelo Colun é a Inclusão Social, com atividades realizadas com alunos, professores e chegando a atender a comunidade em geral. O Colégio já recebeu alunos com deficiência visual nos cursos técnicos de Administração e de Meio Ambiente. Hoje, um desses alunos se tornou funcionário do Colun, trabalhando como transcritor em Braille. Esses alunos foram os vetores nesse processo de sensibilização para a inclusão social no colégio. 

NAPENE 
O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais é o local em que se desenvolve um trabalho com ações educativas, sendo este grupo responsável pelo trabalho da inclusão. Um ex-aluno do Colun, portador de deficiência visual, agora, técnico administrativo concursado pela UFMA, trabalha como transcritor de Braille do NAPENE. 

Seu trabalho é organizar os materiais didáticos para acesso aos alunos portadores de deficiência visual ou de baixa visão. “Agradeço a Deus e a todos os colegas profissionais que vêm contribuindo todos esses anos, respeitando-nos e adotando metodologias diferenciadas para que todos os alunos tenham igual oportunidade”, diz Maik da Silva Machado. 

Alunos com rendimento baixo em sala de aula também recebem assistência social na escola, não são só os alunos com necessidades especiais. O serviço social trabalha com os reflexos das questões sociais como uso de drogas, violência, reprovação escolar. A assistência social é de cunho interventivo para que a inclusão aconteça. Para isso são realizadas visitas domiciliares e atendimentos individuais aos alunos. 

O Colégio Universitário possui vários projetos de cunho didático e pedagógico: 

Poluição Sonora: Este projeto busca trazer a consciência para dentro da escola, colocando o aluno frente a uma problemática social, que no caso é a poluição sonora. É realizado pelo curso técnico de Meio Ambiente. 

Semana da Ciência da Natureza: Os alunos do Ensino Médio do COLUN puderam entender como aconteceram as primeiras observações astronômicas e como o universo influencia a civilização: tanto no cultivo da terra como no desenvolvimento da filosofia e, principalmente, da ciência. Com apresentações de trabalhos, fruto do que foi visto em sala de aula e premiações. 

Telescópio: Um equipamento de rara beleza que representa uma grande conquista para o Colun, utilizada para observações e experimentações dos alunos.

Valorização da vida: Este projeto trabalha com a motivação dos alunos, elevando a sua autoestima. Uma forma dessa motivação é a comemoração bimestral dos aniversariantes. 

Projeto Allende: Projeto que tem como objetivo proporcionar aos alunos com ou sem necessidades especiais, aos professores do Colégio Universitário e à comunidade em geral a aquisição de conhecimentos na Língua Espanhola. 

Revisão de texto: Késia Andrade 

 

FONTE: http://www.ufma.br/noticias/noticias.php?cod=10136

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