CHEIAS: VICE-GOVERNADOR SOLICITA APOIO DE MINISTÉRIO PARA DESABRIGADOS
CHEIAS: VICE-GOVERNADOR SOLICITA APOIO DE MINISTÉRIO PARA DESABRIGADOS
O vice-governador Washington Luiz Oliveira e o secretário de Representação do Governo do Estado em Brasília, Chiquinho Escórcio, foram recebidos em audiência pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. Na pauta foi discutida a situação das áreas afetadas pela enchente no Maranhão, principalmente nos municípios de Trizidela do Vale e Pedreiras (região do Médio Mearim), em Grajaú e Imperatriz.
“A situação dos moradores nestas áreas é bastante delicada e precisamos somar todos os esforços para diminuir os efeitos causados pelo excesso de chuvas”, afirmou Washington Luiz.
O vice-governador entregou ao ministro um documento com as solicitações do Governo do Estado para atuar na região atingida com o objetivo de minimizar os efeitos provocados pela cheia do Rio Mearim.
Na reunião, o vice-governador informou ao ministro que o Governo do Maranhão está colocando em prática uma estratégia de planejamento elaborada nos últimos meses pelo Comitê de Prevenção e Assistências às Populações Vítimas das Chuvas (CPAV).
O Comitê é formado por secretarias e órgãos do Estado. Homens da Defesa Civil Estadual estão no município desde a manhã desta terça-feira (1º), auxiliando as vítimas, fazendo levantamento de danos e monitorando o rio.
Auxílio
O ministro recebeu as demandas e afirmou que o Governo Federal irá se juntar à equipe multidisciplinar criado pelo Governo do Estado para combater os efeitos das enchentes no Maranhão.
De imediato, afirmou o ministro, será enviada uma comissão da Defesa Civil Nacional para auxiliar as equipes da Defesa Civil maranhense no trabalho de assistência aos atingidos. O ministro Fernando Coelho determinou que fosse feito um levantamento para o envio de cestas básicas, medicamentos e tendas para auxiliar aos desabrigados.
“Nós sabíamos que podíamos contar com a parceria do governo da presidenta Dilma. Fizemos a provocação, agora vamos unir as forças para diminuir as conseqüências da cheia e trabalhar para evitar que essas calamidades aconteçam novamente”, disse Washington Luiz.