CENTRO BRASILEIRO SERÁ FONTE DE PESQUISAS NA ÁREA DE BIOTECNOLOGIA
CENTRO BRASILEIRO SERÁ FONTE DE PESQUISAS NA ÁREA DE BIOTECNOLOGIA
O Centro Brasileiro de Material Biológico (CBMB), que começa a ser construído nesta sexta-feira (3) em Xerém, no Rio de Janeiro (RJ) será fonte de referência nacional para pesquisadores de biotecnologia.
O espaço será uma fonte de consulta sobre material biológico e guardará microorganismos e culturas de células para pedidos de patentes. O início das atividades está previsto para 2012. O centro é fruto de uma parceria entre o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).
“O Centro é fundamental para preservar o conhecimento gerado no Brasil, garantir o retorno das pesquisas e estimular ainda mais a inovação em biotecnologia” afirmou o presidente do Inpi, Jorge Ávila.
De acordo com a Lei de Propriedade Industrial, o material biológico essencial para um pedido de patente deve ser obrigatoriamente depositado em instituição credenciada. Até agora, não existe tal instituição credenciada na América Latina e o CBMB irá assumir esta função, facilitando o processo para os pesquisadores brasileiros.
Após o período de sigilo nos processos de patente, o material biológico poderá ser disponibilizado ao público para fins de pesquisa. O CBMB atuará ainda como um backup estratégico de coleções de microorganismos e culturas de células desenvolvidas no Brasil.
Para que o Centro também possa ser reconhecido futuramente como Autoridade Depositária Internacional (IDA), o Brasil está discutindo a adesão ao Tratado de Budapeste, que credencia os centros depositários no mundo.
Fonte:
Inpi