Caravana da Paz encerra caminhada no México
A Caravana da Paz do movimento civil mexicano retorna nesta segunda-feira (19) à cidade do México, depois de percorrer mais de 3.000 quilômetros de estradas por oito estados do sul do México.
Durante dez dias o Movimento pela Paz com Justiça e Dignidade percorreu várias localidades mexicanas, exigindo o fim da guerra e da violência que já chega resultou em mais de 50 mil mortes, 10 mil desaparecimentos e 120 mil deslocados em apenas seis anos.
Em seu percurso pelo sul até a fronteira com a Guatemala, a organização civil condenou o tratamento dado aos migrantes e as agressões realizadas contra os povos indígenas.
Foram divulgados também testemunhos de vítimas do crime organizado e da atuação arbitrária das autoridades locais e federais.
O estado de Veracruz sofre uma onda de sequestros, desaparecimentos, assassinatos e extorsão, além de assédio criminoso aos migrantes.
Nesta segunda a caravana também percorrerá a cidade de Puebla, dentro do estado do mesmo nome, antes de retornar ao Distrito Federal.
Domingo, a Caravana da Paz foi recebida por organizações civis e religiosas de Xalapa, que se uniram à conclamação de solidariedade feita pelo poeta Javier Sicilia, líder do movimento, por causa da falta de segurança em Veracruz.
Fonte: Prensa Latina
FONTE: http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=164312&id_secao=7