BRASIL QUESTIONA NA OMC SUBSÍDIOS JAPONESES PARA EXPORTAÇÃO DE AVIÕES

BRASIL QUESTIONA NA OMC SUBSÍDIOS JAPONESES PARA EXPORTAÇÃO DE AVIÕES

Luciene Cruz
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Para evitar que a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) perca mercado na exportação de aviões, o Brasil decidiu questionar, na Organização Mundial do Comércio (OMC), os subsídios concedidos pelo Japão à empresa Mitsubishi Regional Jet, potencial competidora do Brasil no mercado mundial de aviação.

Apesar da preocupação do governo brasileiro, os esclarecimentos japoneses não terão impacto jurídico. O pedido brasileiro por informações serve como alerta para que não haja uma disputa comercial.

O mercado de jatos comerciais de pequeno e médio portes é dominado, atualmente, pelo Brasil, com a Embraer, e pelo Canadá, sede da empresa Bombardier. O Japão é um importante candidato para entrar nessa disputa. No entanto, o governo brasileiro levanta dúvidas sobre as facilidades que o governo do Japão oferece para financiar as operações da indústria local.

Edição: Vinicius Doria

 

FONTE: http://agenciabrasil.ebc.com.br/ultimasnoticias?p_p_id=56&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=1&_56_groupId=19523&_56_articleId=3192420

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *