BRASIL EZÂMBIA REFORÇAM PARCERIA EM ENCONTRO NESTA QUINTA-FEIRA
BRASIL E ZÂMBIA REFORÇAM PARCERIA EM ENCONTRO NESTA QUINTA-FEIRA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva dedicará parte desta quinta-feira (18) à agenda internacional. Até o começo da tarde, Lula tem reuniões com o presidente de Zâmbia, Rupiah Bwezani Banda. Seguindo a linha de política externa de ampliação das relações com os países em desenvolvimento, Lula tem encontros privados e almoço com o presidente zambiense, no Palácio do Planalto e depois no Itamaraty.
Em julho, Lula esteve em Lusaka, capital de Zâmbia. Na ocasião, foram assinados dez acordos bilaterais de cooperação mútua em várias áreas. O líder zambiense elogiou a atuação do Brasil no cenário internacional. O presidente brasileiro lembrou que os países em desenvolvimento têm de se unir para combater os subsídios impostos pelas nações ricas.
Com aproximadamente 11, 6 milhões de habitantes, a Zâmbia – localizada no Sul da África – declarou sua independência do Reino Unido há apenas 46 anos. A economia é sustentada pelo cobre, uma vez que o país é um dos maiores produtores do mundo e tem no minério 90% de suas exportações.
A tecnologia e as pesquisas desenvolvidas na área agrícola no Brasil são consideradas fundamentais para a Zâmbia, cuja agricultura é de subsistência. No país africano apenas o algodão, o café, a cana-de-açúcar e o tabaco são considerados culturas com caráter comercial. No geral, a agricultura é baseada no plantio de batata, milho e mandioca, entre outros.
A área industrial é mantida principalmente pelo cobre, mas há também uma produção de cimento e óleos vegetais. Os safáris e as cataratas atraem o turismo internacional e o governo tenta estimular o mercado.
Fonte:
Agência Brasil