BRASIL E ESTADOS UNIDOS RENOVAM PARCERIA NA ÁREA AGRÍCOLA
BRASIL E ESTADOS UNIDOS RENOVAM PARCERIA NA ÁREA AGRÍCOLA
A Embrapa e o Serviço de Pesquisa Agrícola Americano (Agricultural Research Service – ARS), uma das maiores instituições de pesquisa agrícola do mundo, assinam nesta sexta-feira (3), em Brasília, novo convênio do Labex-EUA para o período 2011-2016. Também está na pauta da reunião entre os órgãos a discussão sobre o Programa Labex invertido, ou seja, pesquisadores do ARS vindo atuar na Embrapa por longos períodos, nos mesmos moldes do programa original brasileiro.
O ARS, orgão vinculado ao Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, foi a primeira organização congênere com a qual a Embrapa estabeleceu parceria para criar sua experiência pioneira em cooperação internacional, conhecida como Laboratório Virtual no Exterior (Labex), em 1998. Devido ao sucesso da iniciativa, a Embrapa não apenas intensificou sua atuação nos EUA como também ampliou sua ação em diversos países.
O ARS possui 100 estações experimentais nos Estados Unidos, atua com aproximadamente 9 mil funcionários e recebe orçamento anual de US$ 1,2 bilhão. Devido sua imensa infraestrutura, associada a experiência de seus cientistas, a instituição se tornou não apenas referência mundial em pesquisa agrícola, como o parceiro ideal para a Embrapa locar seus pesquisadores em diversas partes do território americano, visando realizar prospecção tecnológica e pesquisa agrícola de ponta.
Graças a parceria com o ARS, a Embrapa intensificou sua atuação em áreas como sanidade animal, melhoramento genético vegetal e animal, biotecnologia, agricultura de precisão, mudanças climáticas, e propriedade intelectual, entre outros temas.
Fonte:
Embrapa