Bolívia muda dez de seus vinte ministros

Bolívia muda dez de seus vinte ministros

 

O presidente da Bolívia, Evo Morales, substituiu nesta segunda-feira (23) dez de seus vinte ministros e concretizou a reforma mais profunda de seu gabinete em sete anos de mandato.

 

Morales manteve na pasta de Relações Exteriores o ministro David Choquehuanca, o principal expoente da corrente indígena do governo, e o titular da Economia, Luis Arce, que tem sido apontado como principal responsável pela estabilidade econômica de sua gestão.

 

Uma das mudanças políticas mais significativas é o retorno de Juan Ramón Quintana para a Secretaria da Presidência. Ele ocupará a cadeira de Carlos Romero, que foi transferido para o Ministério do Interior.

 

Quintana articulou uma grande denúncia de ingerência em política interna contra a embaixada norte-americana enquanto ocupou o cargo, ainda durante o primeiro mandato de Morales.

 

Por sua vez, Romero foi o principal negociador político do governo diante dos protestos indígenas contra a construção de uma estrada que cortaria a maior reserva natural do país. Foi um importante mediador das demandas sociais.

 

Também foram alterados a ministra da Cultura, Elizabeth Salguero, e o chefe da pasta de comunicação, Ivan Canelas, que renunciou na última sexta-feira (20) por razões pessoais.

 

Fonte: Ansa

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=173904&id_secao=7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *