Às vésperas do Carnaval, PM de Alagoas suspende ameaça de greve
Às vésperas do Carnaval, PM de Alagoas suspende ameaça de greve
SÍLVIA FREIRE
DE SÃO PAULO
Policiais Militares de Alagoas decidiram, em assembleia realizada no final da tarde desta quarta (15), aceitar a proposta de reajuste apresentada pelo governo do Estado e suspenderam a ameaça de greve.
Os PMs e bombeiros do Estado, organizados em sete associações diferentes, reivindicavam aumento de 7%, referente a acordo firmado em 2007, mas ainda não pago pelo governo, e reajuste de 5% para toda a categoria a cada cinco anos trabalhados (quinquênio).
O governo aceitou pagar o percentual reivindicado, mas propôs dividi-lo em três parcelas, sendo a primeira (de 2%) paga em abril deste ano e a última (de 3%), em abril de 2013. Os policiais militares vão receber também uma reposição de 6,5%, que será dada em abril a todos os servidores estaduais.
Segundo a Secretaria da Gestão Pública, o governo propôs também um aumento do piso dos soldados dos atuais R$ 1.847 para R$ 2.156, um reajuste de 16,7%.
“Decidimos aceitar a proposta não pelo governo, mas por respeito à sociedade, que não merece o descaso com que é tratada a segurança pública”, disse o cabo Wagner Simas, da Aspra (Associação dos Praças de Alagoas).
O bombeiro Rodrigo Oliveira Souto Moraes, representante da Associação dos Bombeiros do Estado de Alagoas, disse que depois do Carnaval vão continuar reivindicando aumento do contingente, que hoje é de 1.300 homens.
Segundo ele, Alagoas tem apenas três postos de salva-vidas para 235 quilômetros de orla e há apenas duas equipes de resgate para atender as ocorrências da capital e da região metropolitana.
Ontem, os líderes das associações de PMs e bombeiros conseguiram na Justiça um habeas corpus preventivo. Eles temiam que, em caso de decretação de greve, o governo pedisse a prisão dos líderes como aconteceu na Bahia e no Rio de Janeiro.
O comando da PM anunciou nesta semana que 6.500 policiais farão a segurança no Carnaval em todo o Estado. A corporação tem 7.500 policiais.
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1049357-as-vesperas-do-carnaval-pm-de-alagoas-suspende-ameaca-de-greve.shtml