Apenas 25% do documento final da Rio+20 está definido, diz ONU
Apenas 25% do documento final da Rio+20 está definido, diz ONU
DE SÃO PAULO
Apenas 25% do documento final da Rio+20 esta fechado e existem quatro ou cinco pontos sem acordo que fazem todo o resto do texto de refém.
A afirmação foi feita por Nikhil Seth, diretor do Divisão de Desenvolvimento Sustentável da ONU, em entrevista coletiva no Riocentro, sede da conferência.
Seth é um dos principais negociadores da Rio+20 e reconheceu hoje que hádificuldades para se obter um acordo e fechar o documento final.
Entre os pontos que impedem um acordo estão o financiamento da transição para o desenvolvimento sustentável e o próprio conceito de economia verde.
Caso os impasses não sejam solucionados, é grande a chance de que a negociação não termine amanhã, no prazo oficial, e tenha que se prolongar até o inicio da cúpula de chefes de Estado e governo, na próxima quarta-feira.
No entanto, Seth apelou para evitar que se trabalhe com percentuais.
“O acordo deve passar por todo o texto. Não é bom usar essa estatística para avaliar quanto trabalho ainda falta. Mas no documento, ao resolver as questões principais, estará solucionado o texto como um todo”, acrescentou, referindo-se às principais pendências.
A expectativa é que os negociadores fechem a última versão do documento até o dia 19 para que os 115 chefes de Estado e de governo, que se reúnem na fase final da Rio+20, entre os dias 20 e 22, possam assiná-lo.
Seth lembrou que é comum, em cúpulas, que a versão final dos textos fique pronta às vésperas da reunião dos líderes políticos.