AMAZONAS CRIA FÓRUM PERMANENTE DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE MEIO AMBIENTE
AMAZONAS CRIA FÓRUM PERMANENTE DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE MEIO AMBIENTE
MANAUS – A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), por meio da Secretaria Adjunta de Compensações e Serviços Ambientais (SEACA), promoverá nesta terça-feira, 30, a instalação do Fórum Permanente das Secretarias Municipais de Meio Ambiente do Amazonas (FOPES-AM). A ação ocorrerá a partir das 9h, no Centro de Treinamento Laura Vicuña, na Avenida André Araújo, 2230C, Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus.
O Fórum é o resultado dos encontros realizados entre os secretários de meio ambiente dos municípios, sob o comando da SDS, no decorrer dos anos de 2009 e 2010. Configura-se numa associação civil de caráter socioambiental e ecológico, sem fins econômicos estabelecido como rede estadual, regido por um Estatuto e demais disposições legais que lhe forem aplicadas.
A titular da SDS, Nádia Ferreira, explica que a abrangência do Fórum é em todo o território amazonense. “É uma instância que reúne todos os secretários municipais de meio ambiente do Estado para debater, receber e formular denúncias, assim como encaminhar para as devidas providências e outras medidas tendentes à defesa do meio ambiente do Amazonas”, diz Nádia.
Representantes dos municípios
O Fórum conta com representantes de 43 municípios, presentes na ocasião de instalação. Estarão presentes ainda, o promotor do Ministério Público Estadual (MPE), Dr. Mauro Veras; da titular da SDS, Nádia Ferreira; do presidente do Ipaam, Graco Fregappani; do presidente da ADS, Valdelino Cavalcante; do presidente do Iteam, Itamar Vizzoli; e do presidente da Associação dos Municípios do Amazonas, Jair Souto.
Segundo o secretário adjunto da Secretaria Executiva de Compensações e Serviços Ambientais (SEACA), José Adailton, a expectativa do evento é a melhoria das atuações sustentáveis dos municípios amazonenses.
“O fórum vem a ser um instrumento de fortalecimento da política de gestão ambiental do Amazonas, fazendo com que a participação da sociedade civil ajude as secretarias municipais na administração de ações sustentáveis”, afirmou. (JK)
FONTE: http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?idN=115818