ALUNOS DO PETI PARTICIPAM DE EDIÇÃO DO PROJETO CAMINHOS DA MEMÓRIA

Alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) do bairro da Vila Janaína, ligado à Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), participam neste sábado (09), a partir das 9 horas, de mais uma edição do projeto de educação patrimonial “Caminhos da Memória”, desenvolvido pela Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph).

 

Durante a manhã, historiadores e turismólogos da Coordenação de Memória e Documentação da Fumph acompanharão os alunos em um passeio histórico-cultural, que compõe um dos roteiros do projeto.

 

Segundo a historiadora e coordenadora do projeto, Silvana Campelo, a visita guiada é resultado da formação continuada da qual os coordenadores do Peti, Adeilma Matos e Wellington Ayres, participaram em 2010 na Escola Comunitária Zenira Fiquene.

 

“No ano passado, desenvolvemos uma vertente do Projeto Caminhos da Memória para os professores da Escola Zenira Fiquene. Os coordenadores do Peti/Janaína estavam nessa formação e agora estão aplicando o que aprenderam com seus alunos”, explicou.

 

A visita terá início no Palácio dos Leões, que faz parte do núcleo fundacional da cidade, e passará por pontos escolhidos pelos próprios alunos, como a Praça João Lisboa, o Teatro Arthur Azevedo, a Fonte do Ribeirão e a Igreja Santo Antônio. Em seguida, para finalizar o passeio, o percurso inclui uma última parada na Igreja do Desterro e no Mercado da Praia Grande.

 

O projetoO projeto “Caminhos da Memória” surgiu em 2000, quando as ações se restringiam a palestras sobre patrimônio em algumas escolas. “Em seguida, passamos a fazer as visitas para que o caminhante tivesse a percepção de que esta cidade respira história e que fazemos parte dela”, comentou a coordenadora do Projeto, Silvana Régia Pinto Campelo.

 

Com as experiências das primeiras visitas, foi proposta a sistematização de roteiros, numa perspectiva didática que apresentassem as faces da cidade. Os roteiros elaborados seguem temáticas específicas e os atrativos indicados correspondem a esses temas. “Temos cinco roteiros, entre eles o histórico-cultural, museus e igrejas de São Luís”, descreve.

 

Os interessados em participar do projeto com a sua comunidade, grupo ou escola, devem agendá-lo na sede da Fumph, localizada temporariamente na Rua do Egito, 195, munido de solicitação por escrito. Mais informações pelo telefone 3212.6230.

 

FONTE: http://www.saoluis.ma.gov.br/frmNoticiaDetalhe.aspx?id_noticia=3168

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *