Alemanha vai começar implementação de aposentadoria aos 67
Alemanha vai começar implementação de aposentadoria aos 67
DA EFE, EM BERLIM
A Alemanha vai iniciar em 2012 a implementação gradual da aposentadoria aos 67 anos, medida criticada por especialistas e sindicalistas, que apontam um alto de risco de aumento da precariedade da velhice no futuro.
Segundo reportagem publicada nesta quarta-feira pelo diário “Süddeutsche Zeitung”, uma parcela de 47,5% dos aposentados deste ano tomaram o benefício sem atingir a idade legal (65 anos), com uma antecedência média de três anos e dois meses.
Esse fato implicou em uma redução média de 113 euros na pensão a receber, já que para a aposentadoria plena o período total de contribuição alcança os 45 anos.
O percentual de aposentadorias antecipadas neste ano é levemente superior ao de cinco anos trás -41,2%– mas representa um aumento significativo em relação à taxa de 2000 (14,5%).
As razões dessa tendência de aposentadoria antecipada podem ser as dificuldades de encontrar um posto de trabalho a partir dos 55 anos, conforme sindicatos e organizações sociais.
“Esta situação vai se acentuar com a implementação da aposentadoria aos 67 anos”, advertiu Ulrike Mascher, da Associação Social da Alemanha.