Alemanha quer que Grécia ceda soberania, diz jornal
Alemanha quer que Grécia ceda soberania, diz jornal
DE SÃO PAULO
Em busca de recursos para fechar as contas e evitar um “default” (suspensão de pagamentos), a Grécia seria forçada a abrir mão do controle sobre a arrecadação tributária e os gastos públicos, conforme aponta uma reportagem do jornal britânico “Financial Times”.
O jornal publica em seu site que teria partido de Berlim a proposta de uma espécie de “tutela” sem precedentes das contas públicas de um país, sob a égide da União Europeia.
Nos trechos reproduzidos pela FT, a proposta menciona um “controle estrito” sobre as contas da Grécia, que seria obrigada a abrir mão de sua “soberania orçamentária” por um “certo período de tempo”.
O país mediterrâneo corre contra o tempo para fechar um acordo estratégico com seus credores e obter o perdão de pelo menos 50% de sua dívida. O fechamento desse acordo é fundamental para que a Grécia tenha acordo a mais recursos financeiros da UE e do FMI, necessários para que o país pague suas contas em dia.
Hoje, representantes do IIF (Instituto Internacional de Finanças), que representa os credores, sinalizaram com avanços significativos nas negociações, que prosseguem neste final de semana.
“Estamos muito perto de um acordo, senão hoje, então no fim de semana e preferivelmente em janeiro, não fevereiro. Estamos muito perto”, afirmou o comissário para Assuntos Econômicos e Monetários da UE (União Europeia), Olli Rehn, ao Fórum Econômico Mundial, em Davos.
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1040653-alemanha-quer-que-grecia-ceda-soberania-diz-jornal.shtml