Ações europeias caem com preocupação sobre dívida da Espanha

Ações europeias caem com preocupação sobre dívida da Espanha

DA REUTERS

As ações europeias fecharam em queda nesta segunda-feira, com o otimismo sobre o acordo na Grécia cedendo espaço para preocupações sobre os níveis da dívida em outras partes da região, como a Espanha, o que causou um debandada de investidores de ações do setor bancário.

O índice das principais ações europeias FTSE Eurofirst 300 fechou em queda de 0,21%, a 1.077 pontos.

Preocupações sobre a dívida grega continuaram firmemente no horizonte apesar da troca de dívida da semana passada, com a reunião de segunda-feira da zona do euro pronta para autorizar seu resgate e com a participação do Fundo Monetário Internacional a ser determinada durante a semana.

O índice termômetro de Madri teve performance fraca, tendo oscilação negativa de 1,2% enquanto a Espanha se preparava para palavras difíceis de autoridades da zona do euro que se reunirão mais tarde nesta segunda-feira após anunciar que não conseguiria alcançar sua meta de déficit para o ano.

“Os fatores de risco estão a nossa frente e temos um mercado que já alcançou nossos objetivos para o fim de ano”, disse Sylvain Goyon, chefe de estratégia de mercado de ações no Natixis, em Paris. “Não há combustível de curto a médio prazo para comprar agressivamente no mercado, e é por isso que estamos cautelosos”.

O índice amplo STOXX 600 fechou em baixa de 0,2% a 264,87 pontos, cortando seus ganhos no ano para 8,6% e mantendo-se acima da meta do final de 2012 do Natixis de 263.

Sublinhando as preocupações de investidores, os yields de bônus com vencimento de dez anos do governo alemão, que são vistos como um porto seguro, atingiram a mínima em dois meses, enquanto os yields da Espanha e de Portugal –que já receberam pacotes de resgate– subiram.

Em Londres, o índice Financial Times fechou em alta de 0,09%, a 5.892 pontos. Em Frankfurt, o índice DAX subiu 0,31%, para 6.901 pontos. Em Paris, o índice CAC-40 ganhou 0,07%, para 3.490 pontos. Em Milão, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,13%, para 16.457 pontos. Em Madri, o índice Ibex-35 retrocedeu 1,24%, para 8.180 pontos. Em Lisboa, o índice PSI20 encerrou em queda de 1,47%, para 5.570 pontos.

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1060634-acoes-europeias-caem-com-preocupacao-sobre-divida-da-espanha.shtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *