8 A 26/ NOVEMBRO/ 2010 – ATER: CURSO CAPACITA 86 TÉCNICOS DA REGIÃO DO ARCO VERDE NO PARÁ
ATER: CURSO CAPACITA 86 TÉCNICOS DA REGIÃO DO ARCO VERDE NO PARÁ
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) – Campus Castanhal, realiza, de 08 a 26 de novembro, o curso de Aperfeiçoamento em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável. Serão capacitados 86 técnicos de campo de nível médio e/ou superior que atuam nos 43 municípios da região do Arco Verde. Foram disponibilizadas duas vagas para cada município.
A operação Arco Verde do Governo Federal foi institucionalizada pelo Decreto nº 7.008, de 12 de novembro de 2009, para reduzir o nível de desmatamento nos estados do Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima. A ideia é favorecer a transição do atual modelo de produção para um modelo sustentável. A SAF/MDA participa da ação promovendo o fortalecimento e a qualificação de agentes de Ater nos municípios do Arco Verde, apoiando o acesso dos agricultores familiares às linhas de crédito “verdes” do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e implantando o Pronaf Sustentável.
O objetivo do curso é formar agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para apoiar o desenvolvimento rural sustentável da região norte, dentro dos princípios da agroecologia, e intensificar as atividades de produção com qualidade ambiental e social, respeitando as características culturais da população local. O curso vai abordar as políticas públicas do Governo Federal que visam reverter a atual situação de desmatamento na região.
A capacitação será executada pelo IFPA e contempla dois cursos simultâneos, com carga horária de 160h cada. Os candidatos contemplados no processo seletivo são extensionistas que trabalham com agricultura familiar vinculados a instituições estaduais de Ater, prefeituras, organizações não governamentais, sindicatos e outras instituições comprometidas com esta ação.
A seleção dos currículos foi realizada pelo Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater) da SAF/MDA, em parceria com as Delegacias Federais do MDA, Empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural, e prefeituras dos estados do Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima.
FONTE: http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=370714