5º FÓRUM PAN-AMAZÔNICO DEBATE QUESTÃO AMBIENTAL
5º FÓRUM PAN-AMAZÔNICO DEBATE QUESTÃO AMBIENTAL
Cerca de 5 mil pessoas, entre representantes de comunidades indígenas, ribeirinhos, afro-descendentes e dos países da região pan-amazônica, participam, desde a última quinta-feira (25) da 5ª edição do Fórum Social Pan-Amazônico (FSPA), em Santarém (PA). O evento segue até esta segunda-feira (29).
O Fórum tem como princípio dar voz e visibilidade aos povos originários, indígenas e africanos, e às comunidades tradicionais. Para isso, o evento proporciona momentos de discussão, através dos quatro eixos temáticos escolhidos para este ano: “Em Defesa da Mãe Terra”, “Poder para os Povos da Amazônia: autonomia e territórios”, “Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais (Dhesca’s) e “Culturas, Comunicação e Educação Popular”.
Cada eixo destes agrega sub-temas como, por exemplo, “Barragens na Amazônia: o caso Belo Monte e a análise crítica do Painel de Especialistas”, “O Modelo Energético Brasileiro e o Potencial da Amazônia para as fontes renováveis e energia”, “Assentamentos de Reforma Agrária, Meio Ambiente e Agricultura Familiar” e “Identidades coletivas, territorialidades específicas e conflitos na Pan Amazônia”, nos seminários, mesas de diálogos e oficinas.
Integrando ainda as mais de 50 atividades, também entraram as questões: “A Selva em Alerta: o acordo energético Brasil X Peru”, “Escolas e comunidades na luta contra o trabalho escravo”, “Integração dos povos latino-americanos e Pan-amazônicos”, além do espaço abrigar o lançamento da campanhas como a denominada “América Latina, uma Região de Paz – Fora Bases Militares Estrangeiras”, que o Centro BrasileirCebrapaz organiza em conjunto com outras entidades.
Além dos momentos de debate, também acontecem momentos culturais, com destaque para a manifestação indígena. Na parte externa do Parque das Cidades estará acontecendo a Feira de Economia Solidária.
A Assembleia Geral e a apresentação do documento final encerram o Fórum, na segunda-feira (29). Na terça-feira (30) haverá uma reunião do Comitê Internacional, que reúne a cúpula dos países participantes.
Para acompanhar o V FSPA, acesse: http://www.forumsocialpanamazonico.org/
Da redação, com Adital
FONTE:http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=142552&id_secao=8